ENSINANDO NUM CRUZEIRO
Parte 2
continuando - Parte II
Sinopse: Estava embarcado num grande veleiro e comecei a dar noções inicias de navegação costeira, quando foi levantada a seguinte pergunta ao comandante.
Se você sabe o que é Latitude e Longitude, me explica porque é dada em graus, minutos e segundos?

A esposa do comandante, a Beni, se antecipou perguntando:
Latitude e Longitude, esses nomes se referem à algumas partes do barco?
(obs.: a Beni não era loira)
O comandante Gerard ficando irritado quis consertar dizendo:
Não meu amor, é a posição do barco na Terra , você não teve uma professorinha de geografia na sua infância que te ensinou sobre coordenadas geográficas.
Você pulou esta parte, meu bem?

A Beni sentindo se ofendida levantou da mesa e se afastou xingando o comandante.
Este por sua vez saiu em sua perseguição, e assim começou o primeiro desentendimento a bordo.
Imagine o que me esperava.

Tinha a intenção de fazer uma revisão sobre como determinar a posição de um barco na superfície da Terra e me vi frente a frente com o Gato e com um menino de 5 anos , o Begê. Este nome me pareceu ser a ligação do nome Beni com Gerard, muito criativo.
O Begê não se interessando pela briga dos pais, infelizmente, preferiu ficar prestando a atenção no que eu ia dizer.
Ele criou um grande problema para mim, pois como iria explicar para um menino como era formado o sistema de Coordenadas Geográfica.

Olhei ao redor da sala do barco e encontrei num canto uma grande bola de plástico, linda, que certamente era dele.Com aquela bola na mão já tinha um modelo da Terra.
Por sorte sempre levo meu kit professor, que é uma bolsa que contem tudo que se possa imaginar, as vezes a minha bolsa é confundida com o cinto do Batman. Foi fácil localizar nela um pincel atômico.
 

Com a bola e o pincel atômico tinha todos os dispositivos para conseguir explicar para aquele menino como é determinada uma posição na Terra.
O meu instinto de professor aceitou o desafio e comecei a descrever.
Bom Begê, vamos imaginar que a Terra é redonda como esta bola.

Você sabe que a Terra gira como um pião ( será que ele já ouviu falar em brincadeira de pião?) e tomei a bola na mão e comecei a gira-la. Marquei com a caneta o eixo de rotação indicando os pólos.

Pólos Norte de um lado e Pólo Sul do outro lado.

Para meu espanto ele estava prestando atenção e isso me levou a ficar mais empolgado e continuei a aula.

A partir do pólos tracei um circulo , o Meridiano. e no meio da bola outro, o Equador.

É lógico que ele quis também riscar a bola com a caneta, não deixei, e simplesmente ele agarrou a bola e saiu correndo.

Lá se foi a minha Terra!!!

Me restou ficar olhando para o gato.

Realmente fracassei na minha missão, fiquei meio deprimido mas como notei que o gato permaneceu em cima da mesa me olhando, pensei bom ainda tenho um aluno .
Se existem os famosos Lobos do Mar por que não transformar o gato em um Gato do Mar.

Como estava sem a bola resolvi usar desenhos num pedaço de papel, achei que o gato não ia se importar

Desenhei o globo com o sistema de coordenadas Geográficas
Mostrei para ele , mas não teve reação nenhuma.
Levei em conta que gostou e continuei:

Para determinarmos a posição de um ponto qualquer “A “ na superfície da Terra, utilizamos o par de coordenadas geográficas ( Lat. ; Long.) ou os símbolos
Latitude -
Longitude -
ao par ( ; )

Podemos utilizar então o seguinte raciocínio:
Identifico a “Latitude”como a distância angular que o ponto “A“ está do Equador e a “Longitude“ como a distância angular que o ponto “A“ está do Meridiano de Greenwich

a Latitude do Lugar é contada
0° ---> 90° para o norte
0° ---> 90° para o Sul partir da origem “O”


Como o círculo possuí 360°
a Longitude do lugar é contada de
0° ---> 180° para Leste
0° ---> 180° para Oeste a partir da origem “O” 


De repente o gato deu uma coçada na cabeça olhou para os desenhos e saiu de mansinho. Acho que não entendeu nada

Procurei por alguém no barco mas todos tinham ido para a terra.

Teria que modificar meus planos de ensino pois esta experiência não tinha dado certo.
A próxima tentativa seria durante o desenvolvimento do cruzeiro.

A partida estava marcada para o dia seguinte................