O curso de GPS ( Global Positioning System) PROGRAMADO:

Quando se ouvia ” O grande navegador é aquele que tem anos de experiencia no mar” ficávamos impressionados, mas essa idéia acabou. Inventaram um receptor movido a sinais de satélites o GPS, que torna o velejador de represa um grande navegador, é só saber como opera-lo.

Movidos pela facilidade de operação e do baixo custo, a Marinha desprezou a Navegação Astronomica no exame de Capitão amador (vale 1.0 em 10 pontos), que é uma incoerencia, pois todos os seus navios são obrigados a fazer um acompanhamento da navegação utilizando essa tecnica de determinar a posição via astros (navegação astronomica).

Todos os receptores GPS operam com a mesma lógica, e o importante então é saber o que tipo de calculos o GPS faz.

Escrevi um livro (que tem tambem em forma de CD) que mostra como que o GPS resolve problemas de navegação e paralelamente mostra que tambem podemos fazer os mesmos calculo que ele, simplismente utilizandoo conhecimento da navegação Costeira.

É bem comum o pessoal querer fazer um curso de GPS e não saber nada de Navegação Costeira.
Na minha proposta começo mostrando como é feita a navegação costeira (utilizando cartas náuticas e bussola) e em paralelo mostro que o GPS nada mais é que um programa que resolve os mesmo problemas de navegação que utilizo, mas ele é mais rápido.A nossa vantagem que ele depende de energia eletrica e nos não.

COMO FUNCIONA O CURSO PROGRAMADO

Tomaremos como base de estudo o GPS fabricado pela Garmin, mas o proprietário de uma outra marca pode simplesmente identificar quais as funções do seu GPS que são semelhantes com as dadas nesta publicação.

GPSmap76CSx

Iniciaremos com a apresentação das funções básicas de um GPS, que podem estar embutidas dentro de um “menu ” na tela ou simplesmente representadas nas teclas.
Informações mostradas na tela são comumente referidas como uma página (“page”), veremos que cada função pode ter mais que uma página.

Após ser adquirido o livro ou o CD de” NAVEGAÇÃO COSTEIRA com GPS”, será enviado um programa e vários exercícios a serem resolvidos pelo alunos.

Se o Aluno quiser adquirir o acompanhamento será cobrado uma taxa de 100,00 reais a mais

Foto: Flavio Rodrigues- veleiro schatzy- regata Eldorado Brasilis

O GPS da foto é o garmin III , é o que uso para todos os fins

Esses pequenos e incriveis GPS também se acoplam ao Radar e ao laptop e são baratos em relação ao custo benefício.

GPSMAP 225C

GARMIN III PLUS