O curso de RADAR prático:

Imagine entrando no canal do porto de Santos, rumo ao Iate clube, e defrontamos com duas situaçoes:
1-Um nevoeiro muito denso, que nessa circunstancia , não dá para ver a proa do barco ou
2-Se a aproximação for à noite sem lua ou com o céu encoberto.
Nos dois casos sua visibilidade é zero.

A resposta que voce daria é, mas tenho o GPS-Plotter e facilmente me aproximaria…. certo mas e se tiver outra embarcação em rumo de colisão com a sua, ou mesmo, voce poderia confiar na precisão de seu GPS, num canal estreito?

O unico recurso confiável de aproximação é o Radar, pois alem de tudo, as boias de sinalização possuem um dispositivo que as posicionam no radar.

Se voce tem um veleiro ou uma lancha a qual a uitliza para fazer viagens costeiras, sem sombra de dúvidas é necessário um radar a bordo.
Tenho encontrado muitas lanchas e veleiros com exelentes radares, mas a tripulação nem imagina como funciona.

Semana de vela Ilhabela -Foto Walmir

Publiquei um livro, com os fundamentos básicos do Radar (pois no exame de capitão amador cai a parte de radar), e atualmente estou oferecendo o curso prático de Radar, particular ou em turma pequena (com a tripulação do barco).

A ultima geração desses fantásticos aparelhos:

  • Local: IlhaBela.
  • Embarcação : No veleiro Silence 47 pés ( site –  https://www.veleiroilhabela.com.br )
  • Duração: 6  horas de aula teórica e a 8 horas  parte prática (saida como veleiro no fim de semana
  • Custo: 400,00 por aluno (aula teorica  pela internet (zoom) )  – 2.500,00 o custo do dia do Silence  (turmas de no minimo 4) 
  • Data: num sábado ou domingo a combinar