O curso de METEOROLOGIA:

O conhecimento dos fundamentos da meteorologia (do grego meteoros, que significa elevado no ar, e logos, que significa estudo) é indispensavel a todo navegante.
Atualmente é muito simples fazer uma previsão do tempo com acerto de 99%, utilizando o amontoado de informações, via internet, de fotos de satélites meteorológicos, das carta sínóticas (cartas do tempo) , ventos, nebulosidade , etc..

Veja como é facil identificar um ciclone extra-tropical nas costas da Argentina.

Sem termos conhecimentos técnico, mas sabendo que um ciclone é que nem um rodamoinho, identificamos na foto do satélite tal comportamento.

Note na carta sinótica, que tambem tem uma pertubação naquela região , isto é , tem mais linhas concentradas e circulares do que nas outras regiões.

Com o intuito de entender e interpretar o comportamento da atmosfera que promovem estes tipos de espetáculos é que estudei, escrevi e montei um CD com os fundamentos básicos de meteorologia.(minha formação é de físico teorico, não sou meteorologista).

Tendo o mesmas intenções do CD, o meu curso de Meteorologia, tem início com os fundamentos físicos da meteorologia, que dá uma base concreta, para entendedimento desses fenomenos e evoluir para a interpretação e previsão do tempo (frente, direções do vento, zonas geradoras de ondas) que o navegante precisa saber.

foto – Renato Ranoya – Vitória- Ilhabela

Na foto a formação de nebulosidade esparça, numa situação onde não há vento, indica uma provavel permanencia de tempo estavel.
Assim com alguma vivência no mar, pode-se notar outros comportamentos da atmosfera, desde que se tenha um mínimo de conhecimentos teóricos.

AULAS PARTICULARES
Local: A COMBINAR

Duração: UM MODULO ( DAS 9h ÁS 18h)

Custo: 900,00